SO LOGO 1200.jpg

PERÍCIAS 

 

                Não contrate ou execute nem uma obra de manutenção ou reforma em seu condomínio, sem antes contratar um engenheiro perito para a elaboração de um laudo de inspeção predial, onde constará todos as patologias, vícios, anomalias, falhas, bem como cronograma de reparos, de tal forma a orientar na boa técnica dos reparos e correções. Com certeza as prestadoras de serviços/empreiteiras, farão orçamentos mais justos e a execução dos serviços, dentro da orientação técnica feita pelo engenheiro perito. O condomínio terão no mínimo 30% de redução nos orçamentos juntos as prestadoras de serviços.

Inspeção Predial

          Assim como um veículo, um edifício precisa de manutenção. Trincas, umidade, vazamentos, insegurança estrutural... são muitos os problemas encontrados em condomínios, dos quais acabam diminuindo a vida útil, são alvos de constantes reparos ineficientes, além de causar desgaste entre os moradores e depreciação imobiliária.

              Na necessidade de identificar as anomalias, bem como orientar as correções conforme o grau de gravidade e urgência, torna-se o Laudo de Inspeção Predial um instrumento imparcial e fundamentado nas normas técnicas da Engenharia, visando o diagnóstico da construção e fornecendo parâmetros e alternativas para o tratamento dos problemas encontrados. A gestão da manutenção é uma exigência da Norma Técnica ABNT NBR 5674/2012 - Manutenção de edificações, na qual cita a incumbência do síndico e dos condôminos, estes solidariamente.

 

 

Perícia Técnica

 

                A perícia técnica tem por objetivo identificar a origem e causa das anomalias e falhas encontradas na construção civil. Paredes trincadas, muros deformados, manchas e umidade recorrentes, reparos ineficientes, são motivações para a perícia do Engenheiro Civil. As incorreções são estudadas e o laudo técnico é fundamentado visando identificar os motivos, bem como nexos casuais que motivaram a falha. É um importante instrumento para aferição de responsabilidades de forma imparcial e pode ser usado em eventuais demandas judiciais.

 

Patologia de construção

 

           Trincas, rachaduras, umidade, eflorescências, desplacamentos do reboco, estalactites (gotejamento em veículos) no teto de garagens, corrosão de armaduras, etc.. São diversos os motivos que danificam um imóvel, assim como coloca-o em risco de colapso, causam transtornos e insalubridade aos usuários. Além da segurança comprometida, reparos não-técnicos devido à ausência de diagnóstico do engenheiro acarretam em gastos com o remédio errado e evidentemente ineficiência na correção. A consulta técnica no local tem por objetivo descrever com base na engenharia civil a motivação para os defeitos que tornaram-se evidentes ao usuários, a fim de que o mesmo possa tomar as medidas necessárias para a correção e pleno uso do imóvel.

 

Vistoria de Vizinhança

 

              A vistoria realizada nas edificações e logradouros confrontantes à futura obra e a elaboração do Laudo de Vistoria Cautelar para produção antecipada de provas visa preservar o proprietário da obra com relação à reclamatória de vizinhos por danos alegadamente causados por sua obra, bem como caracterizar danos e avarias já existentes em imóveis vizinhos. A construção civil necessita de intervenções técnicas em fundações, bem como eventuais interferências acabam ocorrendo em edificações vizinhas, sendo necessário reparar estas. Tem o intuito também de mostrar a responsabilidade e preocupação do construtor com os vizinhos da obra, contratando uma empresa imparcial e terceirizada para realizar a vistoria e emitir o laudo, iniciando uma boa política com a vizinhança, que inevitavelmente sofrerão com ruídos, tráfego e inconvenientes da obra. A vistoria dos imóveis vizinhos é exigida pela norma técnica ABNT NBR 12722 - Discriminação de serviços para construção de edifícios - item 4.1.10.1.